Como uma doença silenciosa pode afetar uma sociedade

Mais de 13 mil casos no Brasil e mais de 1 milhão em todo o mundo. Estes são os números de suicídios. Essa nova doença que não tem uma dor física mas sim mental é silenciosa e vem crescendo ano após ano.


Atualmente, os maiores índices da doença estão nos jovens. São 96,8% de casos que estão relacionados a transtornos mentais (como depressão, transtorno bipolar e abuso de remédios).


Campanha setembro amarelo
Créditos: Freepik


Como a doença vem crescendo e a sociedade não está apta para tratar do problema, fóruns e ações para conscientizar sobre o problema foram criados para debater sobre o assunto.


Recentemente, jovens no Brasil participaram de uma “competição” conhecida como jogo da Baleia Azul. O suposto jogo tinha por objetivo o suícidio do participante após uma série de 50 ações que passavam por isolamento social, automutilação, entre outras ações.


Para evitar e ensinar sobre a situação, foi criado o Setembro Amarelo pelo Conselho Federal de Medicina e pela Associação Brasileira de Psiquiatria.


Ao longo dos anos, as ações do Setembro Amarelo vem aumentando em todo o país. Foram divulgadas a cor da campanha em diversos pontos do país (como o Cristo Redentor) e notícias em grandes mídias são divulgadas.


Você está bem? Vamos conversar
Créditos: Freepik


Além disso, um material próprio com diretrizes foi criado a fim de ensinar. No material é possível entender as barreiras que impedem a observação de um suícidio e os mitos sobre o comportamento de um indivíduo que está prestes a cometer a ação.


Aprenda mais sobre o assunto e quebre o tabu com o material abaixo.


  1. Suícidio: Informando para Prevenir

  2. Diretrizes para Divulgação e Participação da Campanha Setembro Amarelo

  3. Cartilha “Suicídio – Informando para prevenir" ABP/CFM

  4. Logo oficial da Campanha 2021

  5. Panfleto A5 | Cartaz A3

  6. Folheto - Fatores de risco e sinais de alerta

  7. Modelo de Camisa 2020

  8. Mídias sociais:

  9. Post 01 - Fatores de risco

  10. Post 02 - 10 de setembro

  11. Post 03 - Dados sobre jovens

  12. Carrossel "É preciso agir!": Imagem 1 | Imagem 2 | Imagem 3

  13. Carta aos Pais - Automutilação e suicídio​

  14. Cartilha: informações importantes sobre doenças mentais e suicídio

1 visualização0 comentário