Os equipamentos são para a garantia da saúde e a proteção do trabalhador em atividades de risco
Você sabe o que é EPI? O termo significa equipamento de proteção individual e busca dar segurança aos trabalhadores que estão em atividades de alto risco e que precisam de proteção.
Outra funcionalidade do EPI é a garantia que os profissionais que estão sob risco ou exposição de alguma doença ocupacional possam exercer suas atividades com segurança sem ter desenvolvimento de alguma doença.

Essa segurança está assegurada por lei. A norma técnica Nº 6 prevê que “A empresa é obrigada a fornecer aos empregados, gratuitamente, EPI adequado ao risco, em perfeito estado de conservação e funcionamento, nas seguintes circunstâncias”.
Para garantir a proteção dos funcionários, é preciso que as empresas disponibilizem um treinamento explicativo de como e quando devem ser utilizados os equipamentos de proteção.

Para isso, 8 pontos são necessários estarem claros para os funcionários que irão utilizar os equipamentos:
Adequar o EPI ao risco da atividade;
O EPI personalizado para o indivíduo;
Treinamento adequado para o uso dos EPI’s;
Oferecer equipamentos de proteção de qualidade;
Respeitar a sinalização das fábricas;
Incentivar a comunicação entre colegas de trabalho;
Estar sempre atento às atividades;
Boas práticas ao lidar com o EPI.
Certificação dos equipamentos
As empresas que precisam de EPI’s devem seguir o Certificado de Aprovação do órgão competente que analisa a segurança e a qualidade dos equipamentos de segurança.

Tal medida é observada na norma regulamentadora do ministério do trabalho: “O equipamento de proteção individual, de fabricação nacional ou importado, só poderá ser posto à venda ou utilizado com a indicação do Certificado de Aprovação - CA, expedido pelo órgão nacional competente em matéria de segurança e saúde no trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego”.
Comments