Importância da Alfabetização

A alfabetização é fundamental para a formação de uma boa sociedade. Segundo o estudo do PNAD Contínua, de 2017, 7% da população nacional com 15 ou mais era considerada analfabeta, o que significava o total de 11,5 milhões de pessoas. Outro estudo, do ANA (Avaliação Nacional de Alfabetização), indicou que 34% das crianças brasileiras chegam no final do 3º ano sem ler ou escrever.


A habilidade de ler e escrever é fundamental para o desenvolvimento das futuras gerações. Todas as crianças e jovens têm direito à alfabetização.

Créditos: Pixabay

O analfabetismo exclui uma parte relevante da sociedade. As pessoas que estão nessa categoria, são marginalizadas da sociedade e recebem menos oportunidades no ramo profissional e pessoal e tem dificuldades em acessar todos os direitos que tem.


O processo de alfabetização não consiste apenas na decoração de letras e escrita. As ações permitem o acesso ao universo social e cultural e a partir dessa abertura, é possível a criação do raciocínio crítico.

Créditos: Pixabay

A alfabetização envolve muitos processos além do fato de aprender a ler e escrever. São necessárias conexões internas para criar pontes que permitam a alfabetização. Entre essas conexões estão: autonomia, segurança, autoconhecimento, habilidades motoras, criatividade e ludicidade.

Créditos: Pixabay

Além das habilidades, é necessário uma interação entre escola e família. Os responsáveis têm alta importância na educação e algumas atitudes ajudam no processo de alfabetização:


➢ Leitura e prática em família;

➢ Ajuda e correção nas falas das crianças;

➢ Provocar situações para buscar resposta das crianças;

➢ Dar espaço e tempo para desenvolver o raciocínio crítico;

➢ Brincadeiras lúdicas e pedagógicas que buscam criar conexões.



2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo