Importância da uniformização nas empresas

Essa é uma das estratégias que a empresa pode utilizar para transmitir a identidade da marca de forma mais simples


Um dos principais debates nas empresas é pela utilização ou não dos uniformes nos ambientes da empresa. Para os funcionários, essa é uma prática antiquada, mas existe uma lógica para os chefes definirem a utilização dos uniformes.


A ideia central para a utilização dos uniformes é mostrar um nível de organização e serenidade tanto para os clientes quanto para a gestão interna. Com isso, os atendimentos ficam facilitados devido a identificação dos uniformes.


Dois trabalhadores com máscaras e uniformes durante a pandemia
Créditos: Freepik


Além desse pensamento central, existem outros 4 fatores que explicam a utilização de uniformes na empresa:

  • Unidade: O uniforme transmite a ideia de que os funcionários são iguais e cada um tem uma função importante para desempenhar dentro da empresa;

  • Identidade de marca: O uniforme da sua empresa pode ser entendido como uma propaganda gratuita, principalmente quando se usa as cores e a logo da marca, criando uma representação visual imediata;

  • Orgulho da empresa: Funcionários que usam um uniforme bonito e bem confeccionado ficam orgulhosos da empresa em que trabalham, passando uma boa imagem;

  • Espírito de equipe: Pessoas que usam o mesmo uniforme geralmente se sentem mais familiarizados entre si, especialmente quando estão em público. O uniforme cria um sentimento de pertencimento.


Além disso, para os funcionários, o uniforme pode ser um benefício já que em geral, não precisa gastar com mudas e mudas de roupas para ter um look diferente por dia e muito menos gastar seu tempo pensando em estruturar um guarda-roupa para trabalhar, por mais básico que seja.


Técnicos femininos e masculinos de conteúdo em uniformes especiais
Créditos: Freepik


Como escolher o melhor uniforme para sua empresa?


Para conseguir atingir um nível de utilização e felicidade do funcionário, a equipe designada para a criação dos uniformes da empresa precisa pensar em três pontos: conforto, praticidade e temperatura.


Além disso, é importante também pensar na beleza do uniforme uma vez que os funcionários terão ainda mais resistência caso não se identifiquem com o uniforme designado pela empresa.


Uniforme masculino e feminino
Créditos: Freepik


Por isso, uma campanha de construção do uniforme é positiva para as empresas. Convidar os funcionários para desenhar as artes, realizar votações para escolher as cores, entre outras campanhas podem ajudar no contato entre empresa e funcionário.


5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo