Importância da utilização de uniformes escolares

Atualizado: 19 de jan.




A volta às aulas está próxima. Com um novo ano letivo se aproximando, a retomada de hábitos também surgem no horizonte escolar. Adequação aos horários, plano de estudo e planejamento estão dentro das tarefas dos alunos na retomada da vida acadêmica.


Junto com a volta às aulas, um outro costume que retorna na vida dos estudantes é a utilização dos uniformes escolares. Os conjuntos fazem parte da cultura dos colégios e são parte fundamentais no crescimento educacional dos alunos (no dia a dia dos alunos?). Porém, você já parou para pensar por quê os uniformes escolares são tão importantes para o cotidiano de ensino?


Entenda o que é o conceito de uniforme


O uniforme escolar é uma parte chave da cultura do colégio. É a conexão do aluno com a instituição e a forma de representar a ligação entre o passado histórico, com o presente de sucesso.


A roupa da escola também significa segurança para o aluno. Estar uniformizado permite que em qualquer situação fora da escola o jovem seja facilmente identificado e reconhecido por, simplesmente, estar com o uniforme.


Outro ponto importante que o uniforme escolar possibilita é a gestão de alunos. Com a padronização, os estudantes possuem o sentimento de igualdade e, por isso, a roupa permite minimizar o pensamento de status e/ou situações discriminatórias que incentivam a prática de bullying e outras brincadeiras duvidosas.


Mística de cada país demonstra importância dos uniformes


O conceito de uniformes escolares não é uma prática apenas do Brasil. Em diferentes países do mundo, os conjuntos são utilizados para demonstrar a importância do pensamento de conjunto e união de conceitos de uma instituição educacional..


Alguns países, como o Japão, são conhecidos pelos uniformes escolares. O seifuku, do Japão, é voltado exclusivamente para as mulheres e já foi representado em mangás (histórias em quadrinhos japonesas). O conjunto é composto por blusa que lembra os uniformes dos marinheiros japoneses, saia plissada, meias até o joelho e sapatos baixos.


Outros países também se destacam pela cultura de uniformes. A Grã-Bretanha possui um rígido conceito de uniformes escolares. A ideia é transmitir aos jovens a organização, coletivismo e humildade, através dos conjuntos. Em outros lugares, como Austrália, Cuba e Gana, os uniformes recebem adereços para proteção ao forte calor (como bonés e chapéus).


Lei federal regulamenta a utilização de uniformes em escolas


No Brasil, existe uma cultura para a utilização de uniformes escolares. Seja na escola privada ou pública, é comum e rotineiro a utilização das roupas parcial (com apenas a camiseta ou blusa) ou totalmente (com o conjunto formado por camiseta ou blusa e calça, shorts ou saia).


Em 2008, um projeto de lei aprovado pelo Congresso Nacional tornou oficial a utilização dos uniformes escolares: “É instituída a obrigatoriedade de uso de uniformes estudantis padronizados nas escolas públicas de todo o País, para os alunos da educação básica, da pré-escola ao ensino médio, com exceção dos matriculados em cursos de educação de jovens e adultos, sendo o seu uso facultativo, na modalidade de educação indígena”, descreve o Artigo 1 do Projeto de Lei nº 2.728-B, de 2007.





Há 20 anos, Alluri desenvolve uniformes para alunos


Sabendo da importância dos uniformes escolares, tanto para a cultura, quanto para a segurança dos alunos, a Alluri tornou prioridade a produção das peças em sua fábrica. Atualmente, a empresa possui inúmeras instituições de ensino parceiras que possibilitam a produção de uma linha de uniformes escolares.


Ao longo dos últimos 20 anos, a empresa já desenvolveu roupas escolares para mais de 200 instituições. A elegância e o conforto são as principais características da marca, que entende a necessidade de uma roupa para um público juvenil que está a todo momento tentando se provar e passando por julgamentos.


A empresa possui um processo de sublimação para realizar a produção, assim como o Silk Screen. Nos dois processos, o uniforme recebe a marca da escola e assim, ganha a cultura da instituição.





Para conhecer mais sobre a marca, entre em contato com nosso comercial e conheça nossa linha completa.


52 visualizações0 comentário