top of page

Entenda a importância do Profissional de Educação Física para a sociedade

No dia 01/09 é celebrado o dia do profissional da educação física. Este profissional é vital para a sociedade, uma vez que sua contribuição está na promoção da saúde das pessoas por meio de atividades corporais.

Professor durante aula de basquete em colégio
Créditos: Freepik


A data é comemorada devido a Lei Federal nº 9696 e foi instaurada em 01 de setembro de 1998 que regulamentou a Profissão de Educação Física e criou os Conselhos Federais e Regionais de Educação Física..


Ficou definido pelo Conselho Federal e os Regionais de Educação Física que são considerados aptos a exercer a função os profissionais que realizam a atividade de: “Professor de Educação Física, Técnico Desportivo, Treinador Esportivo, Preparador Físico, Personal Trainer, Técnico de Esportes; Treinador de Esportes; Preparador Físico-corporal; Professor de Educação Corporal; Orientador de Exercícios Corporais; Monitor de Atividades Corporais; Motricista e Cinesiólogo”.


Diferente do entendimento do público em geral, o profissional de educação física não está ligado apenas às atividades de esportes, academias e escolas. Sua função prioritária é a promoção da saúde e o aumento da qualidade de vida. Para isso, o profissional precisa desenvolver outras habilidades.


Professora durante aula
Créditos: Freepik


Em sua graduação, o profissional mergulha no universo da biologia para entender mecanismos do corpo humano. Assim, é possível captar a anatomia e a fisiologia do público. Outras atividades como psicologia e prática pedagógica também passaram a ser fundamentais para este profissional.


Vale destacar que o profissional licenciado atua exclusivamente na Educação Básica, enquanto o Bacharelado possibilita o trabalho em outras áreas não relacionadas com o ensino (personal trainer, por exemplo).


Entenda o símbolo da Educação Física


O Símbolo da Educação Física é o “Discóbolo de Mirón'' e foi escolhido como uma forma de simbolizar a força e o dinamismo da profissão. A pedra do curso, por sua vez, é a de cor verde, que é usada por todos os profissionais da saúde.




1.110 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page