top of page

AD Guarulhos: o clube da cidade de Guarulhos




A cidade de Guarulhos possui cerca de 319,2 km² e é a cidade não capital mais populosa do Brasil. Ao todo, são 1.392.121 habitantes na 13ª cidade mais populosa do país e a 53ª mais populosa do continente americano.


O local possui grandes empresas, colégios e todas as características de uma metrópole. Com a cultura não seria diferente. Guarulhos conta com teatros, eventos diversos e, é claro, um time de futebol para chamar de seu.


Na cidade, a Associação Desportiva de Guarulhos vem se destacando. A equipe, fundada em 01/02/1964, com o nome de Associação Desportiva Vila da Palmeiras - em homenagem ao bairro onde foi fundado. As primeiras cores do clube não eram da combinação atual (azul e branca), mas sim o verde e branco.


No começo de sua história, o time disputou alguns torneios regionais, como as Olimpíadas Colegial Guarulhense, da Liga de Futebol de Salão de Guarulhos e dos Jogos da Primavera, organizados pela Prefeitura da cidade.


Oito anos após sua inauguração, o clube consegue o registro e tem a sua ata de fundação. Com o registro, o clube tem a possibilidade de disputar a Liga Municipal de Guarulhos.


Em 1981, o clube seguiu sua expansão e conseguiu a profissionalização junto a Federação Paulista de Futebol. Na mesma temporada, o clube disputou a Terceira Divisão do Campeonato Paulista (atual Série A3). Ao longo da campanha, o time somou 21 pontos com nove vitórias, três empates e 13 derrotas - o primeiro gol profissional da equipe foi marcado por Abenaldo.


Mudança de nome em busca de conexão com a cidade


Na temporada de 1993, o clube mudou de nome para tentar conectar com a cidade de Guarulhos. Até então, o AD Guarulhos possuía apenas uma conexão com o bairro da Vila das Palmeiras e neste momento, começa a ter torcedores de diferentes bairros da cidade.


O clube fez uma grande campanha no mesmo ano da mudança de nome. A equipe ficou com o vice-campeonato da Série B1 e garantiu vaga no Campeonato Paulista A3. Após a disputa do torneio, o clube passou dez temporadas disputando as competições do Campeonato Paulista (entre A3 e B2).


Derby com o Flamengo esquenta a cidade de Guarulhos


O principal rival da equipe é o Flamengo de Guarulhos. Os times dividem o posto de clube mais importante da cidade e são grandes concorrentes pela admiração dos habitantes da cidade de Guarulhos.


Já foram dez duelos nos torneios profissionais, com duas vitórias do AD Guarulhos, quatro empates e quatro vitórias do Flamengo de Guarulhos. Foram 28 gols marcados nos duelos, com 12 do Mais Querido e outros 16 do Rubro-Negro.


Nesta temporada, os clubes estiveram no Grupo 26 e disputaram a partida no Estádio Municipal Antônio Soares de Oliveira - conhecido como Tranquilão durante os jogos do AD Guarulhos.


As duas equipes se enfrentaram na primeira rodada da Copinha e o duelo terminou sem gols - na Copinha o Mais Querido finalizou a campanha com cinco pontos (uma vitórias e dois empates), com os mesmos pontos de Avaí e do rival de cidade.


Torcida explosão de emoção


O clube da cidade possui uma visão distinta dos clubes do futebol nacional. O clube busca o contato com torcedores baseados nas famílias da cidade. Por conta disso, o clube não possui conexão com torcidas organizadas.


O estádio da equipe vem contando com grande incentivo ao longo dos anos dos torcedores que acompanham o time, tanto nas categorias de base, quanto nos torneios profissionais.


Os torcedores regularmente comparecem ao estádio Tranquilão e também nos duelos fora de casa - a torcida foi capaz de reunir uma grande caravana para o duelo contra o Grêmio, pela Copinha, disputado no Estádio Municipal Francisco Ribeiro Nogueira (o Nogueirão), em Mogi das Cruzes.


Categorias de base mostram o grande trabalho da equipe


Uma das preocupações do clube é na formação dos atletas das categorias de base. O time vem disputando constantemente os torneios da base do estado, como Campeonato Paulista sub-15 e sub-17.


Na Copinha, o time também vem registrando participações em sequência. Na temporada 2018, o clube fez uma grande campanha e fez jogo equilibrado contra o Grêmio na segunda fase da competição.


Clube segue em evolução


Recentemente, o AD Guarulhos anunciou a construção da sede social do clube. O local escolhido pela diretoria é o bairro da Vila das Palmeiras - resgatando o sentimento histórico do clube.


O presidente Ricardo Agea comentou durante o evento de inauguração sobre a importância da sede social do clube: “Será um centro de convivência para se contar boas histórias do passado, receber personalidades do clube e da cidade, além do convívio entre amigos. Era um sonho dos mais antigos do clube e foi escolhido por eles. O clube nasceu naquele bairro”.


O presidente do clube destacou que o projeto da equipe é seguir expandindo. O clube tem o desejo de construir um CT nos próximos anos: “O Guarulhos não vai parar aí. Vamos agora em busca de um CT, mas antes precisávamos de uma casa social”.

1.013 visualizações2 comentários

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page