A cidade de Guarulhos possui cerca de 319,2 km² e é a cidade não capital mais populosa do Brasil. Ao todo, são 1.392.121 habitantes na 13ª cidade mais populosa do país e a 53ª mais populosa do continente americano.
O local possui grandes empresas, colégios e todas as características de uma metrópole. Com a cultura não seria diferente. Guarulhos conta com teatros, eventos diversos e, é claro, um time de futebol para chamar de seu.
Na cidade, a Associação Desportiva de Guarulhos vem se destacando. A equipe, fundada em 01/02/1964, com o nome de Associação Desportiva Vila da Palmeiras - em homenagem ao bairro onde foi fundado. As primeiras cores do clube não eram da combinação atual (azul e branca), mas sim o verde e branco.
No começo de sua história, o time disputou alguns torneios regionais, como as Olimpíadas Colegial Guarulhense, da Liga de Futebol de Salão de Guarulhos e dos Jogos da Primavera, organizados pela Prefeitura da cidade.
Oito anos após sua inauguração, o clube consegue o registro e tem a sua ata de fundação. Com o registro, o clube tem a possibilidade de disputar a Liga Municipal de Guarulhos.
Em 1981, o clube seguiu sua expansão e conseguiu a profissionalização junto a Federação Paulista de Futebol. Na mesma temporada, o clube disputou a Terceira Divisão do Campeonato Paulista (atual Série A3). Ao longo da campanha, o time somou 21 pontos com nove vitórias, três empates e 13 derrotas - o primeiro gol profissional da equipe foi marcado por Abenaldo.
Mudança de nome em busca de conexão com a cidade
Na temporada de 1993, o clube mudou de nome para tentar conectar com a cidade de Guarulhos. Até então, o AD Guarulhos possuía apenas uma conexão com o bairro da Vila das Palmeiras e neste momento, começa a ter torcedores de diferentes bairros da cidade.
O clube fez uma grande campanha no mesmo ano da mudança de nome. A equipe ficou com o vice-campeonato da Série B1 e garantiu vaga no Campeonato Paulista A3. Após a disputa do torneio, o clube passou dez temporadas disputando as competições do Campeonato Paulista (entre A3 e B2).
Derby com o Flamengo esquenta a cidade de Guarulhos
O principal rival da equipe é o Flamengo de Guarulhos. Os times dividem o posto de clube mais importante da cidade e são grandes concorrentes pela admiração dos habitantes da cidade de Guarulhos.
Já foram dez duelos nos torneios profissionais, com duas vitórias do AD Guarulhos, quatro empates e quatro vitórias do Flamengo de Guarulhos. Foram 28 gols marcados nos duelos, com 12 do Mais Querido e outros 16 do Rubro-Negro.
Nesta temporada, os clubes estiveram no Grupo 26 e disputaram a partida no Estádio Municipal Antônio Soares de Oliveira - conhecido como Tranquilão durante os jogos do AD Guarulhos.
As duas equipes se enfrentaram na primeira rodada da Copinha e o duelo terminou sem gols - na Copinha o Mais Querido finalizou a campanha com cinco pontos (uma vitórias e dois empates), com os mesmos pontos de Avaí e do rival de cidade.
Torcida explosão de emoção
O clube da cidade possui uma visão distinta dos clubes do futebol nacional. O clube busca o contato com torcedores baseados nas famílias da cidade. Por conta disso, o clube não possui conexão com torcidas organizadas.
O estádio da equipe vem contando com grande incentivo ao longo dos anos dos torcedores que acompanham o time, tanto nas categorias de base, quanto nos torneios profissionais.
Os torcedores regularmente comparecem ao estádio Tranquilão e também nos duelos fora de casa - a torcida foi capaz de reunir uma grande caravana para o duelo contra o Grêmio, pela Copinha, disputado no Estádio Municipal Francisco Ribeiro Nogueira (o Nogueirão), em Mogi das Cruzes.
Categorias de base mostram o grande trabalho da equipe
Uma das preocupações do clube é na formação dos atletas das categorias de base. O time vem disputando constantemente os torneios da base do estado, como Campeonato Paulista sub-15 e sub-17.
Na Copinha, o time também vem registrando participações em sequência. Na temporada 2018, o clube fez uma grande campanha e fez jogo equilibrado contra o Grêmio na segunda fase da competição.
Clube segue em evolução
Recentemente, o AD Guarulhos anunciou a construção da sede social do clube. O local escolhido pela diretoria é o bairro da Vila das Palmeiras - resgatando o sentimento histórico do clube.
O presidente Ricardo Agea comentou durante o evento de inauguração sobre a importância da sede social do clube: “Será um centro de convivência para se contar boas histórias do passado, receber personalidades do clube e da cidade, além do convívio entre amigos. Era um sonho dos mais antigos do clube e foi escolhido por eles. O clube nasceu naquele bairro”.
O presidente do clube destacou que o projeto da equipe é seguir expandindo. O clube tem o desejo de construir um CT nos próximos anos: “O Guarulhos não vai parar aí. Vamos agora em busca de um CT, mas antes precisávamos de uma casa social”.
Vi uma reportagem ontem sobre vcs e já gostei da história sobre o A.D. Guarulhos quem sabe esse menino pôde dar um bom fruto pra esse clube não custa dar uma oportunidade pra um jovem talento
Boa tarde gostaria de saber como faço pra apresentar meu afilhado ao clube pra uma futura avaliação ele tem 18 anos e estamos aqui bem na divisa Guarulhos Ermelino Matarazzo