top of page

Sublimação: a arte viva na estampa

Você já parou para pensar como uma camiseta lisa ganha uma identidade? Existem inúmeros processos que trazem vida ao produto e um deles é a sublimação. A técnica é baseada em um processo de união entre uma arte impressa com o tecido, ou seja, os elementos (arte e tecido) são unificados dentro de uma prensa. A prensa térmica aquece os dois elementos e faz a transferência da tinta do papel para o tecido.

O processo se inicia com a impressão de um material conhecido como transfer. Esse material permite a entrada da camada de resina na sua superfície e facilita a transferência da tinta para a camiseta onde será impressa a imagem. Um mecanismo importante realizado na sublimação é a impressão espelhada. Nesse processo, a impressão no transfer é feita de ao contrário, para que ela fique na posição normal quando for sublimada.


Após os ajustes, os materiais vão para a prensa térmica. O equipamento permite a criação de um ambiente correto de calor e pressão. Com isso, a tinta se torna gasosa e penetra no tecido. Assim, a arte, o contorno e coloração da imagem passam para a camiseta.

A sublimação é feita apenas com uma tinta específica. A chamada tinta sublimática é responsável pelo processo pois permite a troca de estado sólido para o líquido e concentra uma elevada concentração de pigmentos, melhorando a qualidade das cores impressas na imagem.


O processo é de alta qualidade e por isso, é replicado em várias frentes. A sublimação é resistente a arranhões e amassados e com isso, pode ser utilizada em diferentes ambientes. Além disso, a sublimação é capaz de suportar uma grande quantidade de lavagens - mantendo a qualidade de colorações intensas e vivas mesmo depois de muitas lavagens.






43 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page